sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 de setembro

Há exatamente 8 anos o mundo parou para assistir um dos maiores atentados terroristas da história. Em 11 de setembro de 2001, quatro aviões foram seqüestrados e usados para destruir importantes símbolos da superioridade americana. O saldo da ira mulçumana foram três mil mortes civis. A partir daí deu-se a luta contra o terror, afinal o governo Bush precisava se posicionar perante a afronta.

Eu me encontrava na escola quando começou o rolar o boato de que estavam jogando aviões contra os prédios dos Estados Unidos. Todo mundo imaginou uma coisa meio kamikaze sabe? Minutos depois fomos liberados, voltei pra casa e pude enfim acompanhar ao vivo as imagens. Era inacreditável ver a audácia daqueles terroristas. O World Trade Center símbolo da supremacia econômica já tinha perdido uma de suas torres e eu estava prestes a ver a outra ruir. Pessoas se jogando das janelas, aquela nuvem de escombros, era tudo hollydiano demais para ser verdade. Mas era.

Oito anos depois e o mundo realmente não é mais o mesmo. Muitas mortes a mais foram causadas pela cruzada antiterrorista e os americanos estão preocupados com questões mais domésticas. Segundo uma pesquisa 87 por cento da população considera a dependência energética sua maior ameaça; em segundo lugar vem a crise econômica e só em terceiro o terrorismo internacional. São novos ares, novas necessidades e até um presidente negro. Foi o começo de uma nova era ou seria o fim dos tempos?

Um comentário:

Paulinho Mesquita disse...

eu lembro q nesse dia tava com o pé quebrado por conta de futebol. ai fui ter uma aula de sociologia no auditório, a professora ia passar um filme pra gte. como tava de gesso, demorei mais pra chegar no auditório e qdo cheguei a professora já estava louca dizendo que era a 3ª guerra mundial. que ia ter bomba atômica e fazendo o maior escarcéu.
mas a primeira cena q vi foi a da fumaça preta...

 
BlogBlogs.Com.Br